domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Família em 1º Lugar!

Por vezes nem sempre lembra-mos o que mais importante existe. Lembra-mos os amigos os conhecidos mas atribuimos menos importância à familia. Para mim a família está e vai estar sempre em 1º lugar, pois é o bem mais precioso que temos, é o nosso ser. Podemos eventualmente vir a perder cada amigo que tenhamos se as coisas não correrem bem, mas a nossa família vai sempre estar lá porque há algo que nos une.
É por isso que merecem todo o respeito e carinho que existe no Mundo, dando-nos sempre tudo aquilo que queremos, muitas das vezes fazendo um grande esforço. É importante valorizar hoje todas as pessoas que nos são especiais, porque um dia quer queiramos quer não vamos perde-las e chorar não vai servir de nada. A glória é válida para causar alegrias em vida, para reforçar laços e uni-los ainda mais.
Tudo aquilo que somos hoje deve-se a toda a educação que os nossos pais nos deram. Protegendo-nos sempre dos perigos, ajudando-nos sempre quando as coisas nem sempre corriam pelo melhor, abrigando-nos no seu colo, amando-nos infinitamente, acompanhando-nos sempre em todos os nossos caminhos nunca nos abandonando, mostrando-nos o melhor caminho a seguir sem nunca nos obrigar a ir pelo caminho por eles escolhido, alimentando as nossas esperanças, nunca exigindo nada, ensinando-nos todos os valores que hoje temos e nunca esquecendo de dar o exemplo, pois por incrível que pareça nós damos mais importância ao que vemos do que aquilo que ouvimos. Ensinaram-me a viver sobretudo sem portas, mas com janelas, deixando entrar todos aqueles que viessem por bem.
Recordo desse tempo a guerra para lavar os dentes, as histórias contadas antes de adormecer. O desejo de chegar a casa, o aconchego e, depois, outra vez a vontade de sair para ir brincar.
Corria para a minha mãe quando caía e me magoava, e depois ouvia enúmeras explicações e no final um "Eu bem que te avisei...". Os festins matinais em escolher a minha própria roupa sem ter em conta as estações do ano, seguidamente de várias birras só porque estava a chover e eu queria usar sandálias.
Depois do jantar fazíamos jogos enquanto o sr sono não vinha, e em noites de verão saiamos a passear e a saltar a corda. Os ensinamentos de uma senhora dona de casa começam a aparecer, o "não é assim que se faz..", "Não é assim que se diz", o "arruma o quarto". As festas em família, o Natal cheio de doces e alegria, os aniversários em que eu fazia o bolo, as minhas tentativas falhadas de mudar a fralda ao meu irmão.
Não é dificil ter uma família, é dificil mante-la e torna-la feliz! Agradeço todos os dias o esforço que os meus pais fizeram e fazem hoje por me dar tudo aquilo que tenho, e por lutarem pelo meu futuro.
Hoje entendo a importância dos raspanetes da minha mãe e dos ensinamentos que me deu na cozinha e nas lides domésticas porque sem isso era muito complicado estar a viver sozinha e me safar tão bem. Entendo que depois do jantar sabe bem dar uma saidinha mas nem sempre chegar tarde a  casa porque precisamos de descansar não só fisicamente mas essencialmente a nossa cabeça.











Hoje entendo que a família é o melhor que a vida nos podem dar, e se hoje somos felizes, a eles o devemos. E por isso um grande e caloroso OBRIGADO :)









0 Comments:

Enviar um comentário